
Cliente deve analisar suas necessidades antes de fechar o contrato de serviço
Levantamento realizado pelo ComparaCAR com as empresas AssineCar LM, Flua!, Ford Go, Kinto, Movida Zero KM, Porto Seguro Carro Fácil e Sign&Drive identificou que os serviços de carro por assinatura não permitem a troca de modelo durante a vigência do contrato.
Se o cliente optou por um Volkswagen T-Cross pelo período de 12, 24 ou 36 meses, ele não poderá substituir por um Chevrolet Onix, Jeep Compass ou qualquer outro modelo de menor ou maior valor antes do término do contrato.
O ComparaCAR perguntou para as empresas AssineCar LM, Flua!, Ford Go, Kinto, Movida Zero KM, Porto Seguro Carro Fácil e Sign&Drive, todas prestadoras de serviço de carro por assinatura, se é possível trocar o modelo durante a vigência contrato. Veja abaixo as respostas:
Não é possível trocar o modelo durante a vigência do contrato. O cliente usará o veículo durante o prazo previsto em contrato e ao final do prazo de vigência, uma nova negociação será realizada para eventual renovação.
Não é permitida a troca do veículo ou renovação antecipada do contrato. É necessário cumpri-lo por completo para que seja liberada a renovação.
Não é possível alterar o veículo ou o plano de quilometragem.
Não é possível trocar o veículo, mas dependendo do plano contratado o cliente tem de duas a 30 diárias para utilizar com outros modelos. Por exemplo, num final ele precisa de um carro maior, pode utilizar estas diárias flexíveis para buscar uma Hilux e o valor é descontado do montante do contrato.
O carro não pode ser trocado durante o período do contrato. Porém é possível assinar um novo carro na renovação do contrato.
Não é possível trocar de carro durante o contrato, apenas durante a renovação.
Não é possível fazer upgrade ou downgrade no plano. Depois de assinado o contrato, o cliente deverá permanecer em seu plano durante a vigência.
Como se verifica, os serviços são similares, com uma exceção para o Kinto da Toyota, que embora não permita a troca oferece a possibilidade de uma contratação pontual de outro modelo para atender demandas específicas.
Esse resultado mostra o quanto é importante para o cliente do serviço de carro por assinatura identificar corretamente qual o melhor modelo para o seu dia a dia considerando o uso para o trabalho, viagens com a família, uso misto entre trabalho e família ou outras diversas situações.
Fazer orçamentos considerando todos os prazos de vigência do contrato em pelo menos duas empresas é uma excelente e inteligente alternativa antes de definir qual modelo é mais adequado e qual a empresa é a que tem a melhor oferta.
Após tomada a decisão de qual veículo assinar, uma dica útil é alugar o modelo no método tradicional, por uma semana. Assim é possível dirigir, entender o comportamento do carro, conhecer seus espaços, saber todos os acessórios e recursos que oferece, se o seu futuro carro por assinatura atende e se adequa às suas necessidades.
É imprescindível ler com muita atenção o contrato, analisar detalhes como a conferência de quais serviços estão ou não inclusos, como as proteções no seguro oferecido, sua duração, a multa caso o cliente decida encerrar o contrato antes do tempo etc.
O serviço de carro por assinatura vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, pois muitos consumidores entenderam que essa é uma excelente oportunidade de ter um veículo zero quilômetro na garagem sabendo exatamente quais serão os gastos mensais.
Para entender a demanda crescente do serviço de carro por assinatura no mercado brasileiro, da frota de aproximadamente um milhão de veículos das locadoras em 2021, cerca de 8%, ou 80 mil veículos, eram destinadas aos programas de carro assinatura.
Para a ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, essa participação tende a dobrar até 2023, quando teremos uma frota de carros por assinatura de cerca de 160 mil veículos.
Analisando as facilidades oferecidas pelo serviço de carro por assinatura é difícil não se encantar. Esse tipo de locação, que vai de um a três ou mais anos, deixa nas mãos do consumidor só os gastos com combustível e multas.
Não chega a ser uma regra, mas boa parte das empresas que oferecem o serviço de carro por assinatura exigem na contratação que o cliente tenha mais de 21 anos, carteira nacional de habilitação definitiva, cartão de crédito em seu nome entre outras regras, mas nada que seja burocrático ao ponto de não viabilizar o serviço.
O cliente do serviço de carro por assinatura tem incluso no contrato os impostos e taxas, como o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o DPVAT – Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o licenciamento; com seguro, que tem um custo anual na média de 5% do valor de um veículo zero quilômetro; e com a manutenção preventiva, que envolve desde a troca de óleo e filtros, passando por itens de suspensão, freios e até os pneus.
Além disso com o carro por assinatura não há necessidade de disponibilizar um capital para a compra do veículo zero quilômetro ou mesmo para dar entrada em um financiamento e até mesmo com a desvalorização do bem, pois com exceção dos dois últimos anos, quando houve uma grande valorização dos veículos usados, um carro com um ano de uso perde cerca de 10% do seu preço.
O que pode ter alguma semelhança com o serviço de carro por assinatura é o leasing, que basicamente funciona como uma operação de modo parecido com um aluguel, mas que oferece a opção de compra do bem no final do contrato. Essa operação de leasing é uma alternativa bastante conhecida entre os consumidores que estão adquirindo um automóvel e figura entre as operações de financiamento, empréstimo, crédito e parcelamento que existem no Brasil.
Algumas empresas que prestam o serviço de carro por assinatura oferecem facilidades ao consumidor, como aplicativos que permitem a gestão do contrato, como em qual momento realizar as manutenções preventivas e obrigatórias, acompanhamento de condutores, quilometragem contratada e quanto já foi utilizada, consumo de combustível e dicas de economia, gerenciamento de multas, medições de velocidade alcançada entre outras facilidades.
Clientes que ficam por mais tempo com o carro não são os mais adequados para contratar o serviço de carro por assinatura. Normalmente o consumidor desse tipo de serviço são aqueles que têm o costume de trocar de carro zero quilômetro em no máximo três ou quatro anos. Fora dessa realidade o serviço deixa de ser interessante e vantajoso.
Algumas famílias optam pelo serviço de carro por assinatura como presente ao filho que completa 18 anos ou que entra na faculdade, por exemplo.
O serviço de carro por assinatura em todas as suas modalidades cresce no mercado brasileiro, oferece o pagamento de um valor mensal e fixo, carro zero quilômetro sem se preocupar com pagamentos de revisão, manutenção, seguro, impostos e taxas. É necessário só abastecer o tanque de combustível.
Atenção com o contrato, faça sempre a melhor escolha, evite o pagamento de multas por cancelar o contrato e aproveite o veículo zero quilômetro que o serviço de carro por assinatura oferece.